Começando esse blog, quero criar um espaço de informações e troca de idéias sobre o mercado imobiliario e trabalho dos corretores de imoveis.
Conto com ajuda dos caros colegas para o maior numero de informações possiveis para que possamos orientar o publico e os corretores quanto a sua atuação, formação e capacidade, onde buscar profissionais capacitados.
Promeiramente vamos abordar a formação do corretor.
Para quem não sabe, o inicio de tudo para um corretor, é ter o curso de TTI (Técnico em Trasações Imobiliarias) que você conseguem se inscrevendo em alguma escola credenciada. Para isso é preciso ter 2º grau completo, e dentro do curso de TTI realizar exames de proficiência.
Vou postar algumas consultadas na internet.
http://www.institutouniversal.com.br/
http://www.institutomonitor.com.br/
http://www.institutonacional.com.br/
http://www.sciesp.com.br/
Este último, orgão oficial do sindicato dos corretores de imóves do Estado de São Paulo.
Para quem deseja entrar no mercado e não tem experiência e vivência, façam o curso e não comprem algo fraudulento pois o conteúdo é muito importante pois traz informações úteis como legislação, direito, matemática financeira e outros que para quem não tem vivencia é muito importante.
Já vi amigos que não queria fazer o curso e sim fraudar, depois se ajoelhar e fazer o curso completo, ler todas apostilas depois que chegou ao consenso que as informações eram úteis e importantes.
Após estar devidamente cadastrado em curso de TTI, vc pode ir á regional do CRECI mais proxima, e fazer sua carteira de estagiário, onde você precisa de um corretor com creci para assinar o estágio para você.
O estágio deve ser de no máximo 06 meses e 128 horas podendo ser renovado por mais 06 meses.
Concluido o estágio vc podera ir á regional do CRECI e fazer sua inscrição para ter sua carteira definitiva e obter seu número do Creci
Este numero do Creci te da direito de atuar como corretor de imóveis, podendo inclusive avrir um escritório de intermediação imobiliaria, colocar placas indicativas nos imóveis, ou seja habilita para o trabalho legal.
Lembrando que isso é so o começo da profissão e que o futuro corretor deverá ter qualidades e habilidades para exercer a profissão dignamente.
O profissional que deseja desempenhar de forma competente suas funções necessita de conhecimentos envolvendo Direito Imobiliário, Matemática Financeira, Engenharia, Arquitetura, Topografia, Informática, dentre outras disciplinas. Se essas noções sempre auxiliaram o corretor a prestar boa assessoria a seus clientes nas intermediações imobiliárias, mais que necessárias se fazem atualmente, após a entrada em vigência do novo Código Civil. De acordo com o art. 723 do Código, “O corretor é obrigado a executar a mediação com a diligência e prudência que o negócio requer, prestando ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento dos negócios; deve, ainda, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance, acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência”.
Legal divulgar isso, pq se depender de imobiliaria, eles só te enrolam...
ResponderExcluirBlog Tempos Modernos
Acessem: http://www.blogtemposmodernos.com.br/2011/09/estampa-aprovada-no-site-camiseteria.html
Ola amigo, estaremos sempre postando conteudos importantes para uma transação imobiliaria,pois ainda existem muitos corretores sem muita experiência e não se enteressam em se atualizar no que diz a respeito do mercado de imovéis, segue ai uma dicas, agradeço seu comentario.
ResponderExcluir